Painéis Solares

Os painéis solares permitem aquecer a água da piscina sem qualquer custo corrente. Isto deve-se ao facto de a tecnologia se basear em aproveitar a energia do sol para elevar a temperatura da água.

Economia

Num país como Portugal, onde o nível de exposição solar é bastante elevado, a instalação do painéis solares pode revelar-se um investimento acertado e que rapidamente compensa.

Instalação

Os painéis são montados numa parte do terreno disponível, voltados a sul com um inclinação entre os 30º e os 40º, para que se maximize a exposição solar. Não é necessária qualquer alteração do sistema de filtragem, apenas é feito um by-pass na tubagem, para que se controle a quantidade de água que passa dentro dos painéis.

Estrutura

Os painéis são compostos por estreitos tubos de polietileno de alta densidade, que aquecem com a exposição solar. Ao passar por dentro desses tubos, o calor é transferido para a água que assim retém a energia, regressando quente à piscina.

Controlo

O controlo da temperatura é feito através de um sistema de válvulas, que permitem escolher qual a percentagem de água que passará pelos painéis antes de regressar à piscina. Esta regulação é feita de acordo com a intensidade solar e as necessidades de aquecimento. A utilização de uma cobertura isotérmica associada aos painéis cria um sistema bastante proveitoso, já que durante a noite a cobertura evita as perdas de temperatura e durante o dia os painéis encarregam-se de aquecer a água da piscina.

Painéis solares para aquecimento de água das piscinas sem consumo de electricidade